sexta-feira, 17 de setembro de 2010

"AS MIGRAÇÕES BARBARAS NO IMPÉRIO ROMANO"

Indrodução
  O barbaros eram NÃO-GREGO e para os romanos essa palavra era entendida como  NÃO -ROMANO.(Por Que essa palavra "Barbaros" significava Não-Grego e para os romanos significava Não-Romano?)
   Por Que a expressão "barbaros" signifcava Brutal e Cruel, naquele tempo?
   Particularmente foram chamados de bárbaros os povos de origem germânica que, entre 409 e 711, nas migrações dos povos bárbaros, invadiram o Império Romano do Ocidente, causando sua queda em 476 d.C.
As pessoas naquele tempo se acostumaram com a presença dos barbaros? 



                                         MIGRAÇÕE BARBAROS E O IMPERIO ROMANOS

Bárbaros era como os romanos chamavam os povos que viviam à margem de seu império, com língua, religião e costumes distintos dos considerados civilizados.
A palavra "bárbaro" provem do grego antigo,e significa "não grego". Era como os gregos designavam os estrangeiros, as pessoas que não eram gregas e aqueles povos cuja língua materna não era a língua grega. Principiou por ser uma alusão aos persas, cujo idioma cultural os gregos entendiam como "bar-bar-bar". Os romanos também passaram a ser chamados de bárbaros pelos gregos.
Porém, foi no Império Romano que a expressão passou a ser usada com a conotação de "não-romano" ou "incivilizado". O preconceito perante os povos que não compartilhavam os mesmos hábitos e costumes é natural dos habitantes dos grandes centros econômicos, sociais e culturais, e caracteriza-se pelo etnocentrismo. Atualmente, a expressão "bárbaro" significa não civilizado, brutal ou cruel. Era um termo pejorativo que não condizia com a realidade pois, apesar de não compartilharem de alguns aspectos da cultura romana e não falarem o latim, tais povos tinham cultura e costumes próprios.
Cada um dos povos chamados "bárbaros" era bastante distinto e esta designação abrangia tanto os hunos, de origem oriental, como povos germânicos, como os godos, e celtas, como os gauleses.
Particularmente foram chamados de bárbaros os povos de origem germânica que, entre 409 e 711, nas migrações dos povos bárbaros, invadiram o Império Romano do Ocidente, causando sua queda em 476 d.C.
As invasões se deram em duas ondas principais. A primeira com penetração dos bárbaros e a assimilação cultural romana. Os bárbaros tiveram uma certa "receptividade" a ponto de receber pequenas áreas de terra. Com o passar do tempo, seus costumes foram mesclando-se com os costumes romanos.
Uma segunda leva foi mais vagarosa, não teve os mesmos benefícios dos ganhos de terra e teve seu contingente de pessoas aumentado devido à proximidade das terras ocupadas com as fronteiras internas do Império Romano.
Os chamados bárbaros também foram responsáveis por algumas mudanças físicas e culturais da própria Grécia, já que, ao haver algumas "invasões concedidas" pelo próprio comando da Grécia, alguns povos não-gregos foram à cidade e lá estabeleceram estadia e, de lá, promoveram construções importantes e contribuíram de forma nem tão importante assim com a cultura do local.
Na Península Ibérica os bárbaros absorveram rapidamente a cultura e língua romanas; contudo, como deixaram de existir escolas romanas e os contatos com Roma tornaram-se menos freqüentes, o latim passou a evoluir de forma distinta da de Roma. Assim rompeu-se a uniformidade líguística (se é que um dia chegou a existir), e formaram-se línguas diferentes: espanhol, catalão e galaico-português, que depois originou o galego e o português. Acredita-se, em particular, que os suevos sejam responsáveis pela diferenciação linguística dos portugueses e galegos quando comparados com os castelhanos. As línguas germânicas influenciaram particularmente o português em palavras ligadas à vida militar, tal como a palavra "guerra".


Alguns povos barbaros:

 Germanos
Alamanos ou Suábios
Anglos
Burgúndios ou Borgúndios
Francos
Lombardos
Saxões
Suevos
Tribos Teutônicas
Vândalos
Frísios
Rugios
Lusitanos
Hérulos

CONCLUSÃO

  Habitando as regiões fronteiriças ao Império Romano, os povos bárbaros foram penetrando os territórios de Roma em um processo lento e gradual. Inicialmente, dado o colapso da estrutura militar e as constantes guerras civis, os imperadores romanos realizavam acordos, pelos quais os bárbaros ganharam o direito de habitar essas regiões. Em troca, eles defendiam a fronteira da invasão de outros povos. Esses primeiros bárbaros, incorporados ao mundo romano, ficaram conhecidos como federados.

BIBLIOGRAFIA


 http://pt.wikipedia.org/wiki/Migra%C3%A7%C3%B5es_dos_povos_b%C3%A1rbaros   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano

http://www.suapesquisa.com/imperioromano/crise_imperio_romano.htm

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia012.asp
Todos os sites foram pesquizados hoje.

6 comentários:

  1. O texto ficou um pouco redundnte, repetitivo, mas tudo bem.
    O conceito é 1,5.

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou bastante a entender parte do conteúdo pra prova, obg

    ResponderExcluir
  3. Horrivel não explica direito e está muito repetitivo,além de não ter o assunto inteiro

    NOTA:0,0

    ResponderExcluir
  4. Horrivel não explica direito e está muito repetitivo,além de não ter o assunto inteiro

    NOTA:0,0

    ResponderExcluir