sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Limites da democracia na Grécia do período clássico:mulheres, escravos e estrangeiros.

Período Clássico:
      O período classico estendeu-se entre 480 a.C. e 390 a.C.,dominado por Atenas e Esparta.Cada uma das cidades desenvolveu um sistema político:oligarquia militarista em Esparta e aristocrata em Atenas.
       Tudo comça com o Império Persa conquistando a cidade dos medos, não pararam assim conquistando cidades gregas da Asia Menor.Esparta e Atenas dão apoio as cidades gregas contra os persas, mas é um apoio que não é sulficiente pois vendo assim já estavam derrotados pelo domínio persa.Sendo assim muitas cidades são invadidas até que os persas e atenienses se encontram tendo assim vitoria ateniense mesmo que estava em desvantagem númerica.
        Dario morrem em 485,tinha preparado a desforra deixando assim a tarefa ao sue filho Xerxes I que invadiu a Grécia em 480 a.C. Sendo assim vendo a invasão os gregos esquecem a diferença e estabelecem uma aliança entre 31 cidades em Esparta e Atenas estão.As forças de Esparta conseguem por um tempo bloquear o domínio dos persas na Batalha das Termópilas mas nem tanto a invasão de Ática,o general optou por recuar Ática onde Atenas conseque uma vitória sobre os persas em Salamina. Em 479 a.C. os gregos confirmam a sua vitória desta feita na Batalha de Platéias. A frota persa foge para o mar Egeu, onde em 478 a.C. é vencida em Mícale.

Mulheres:
     As mulheres em Atenas tinham menos liberdade do que em Esparta.Elas se casavam entre 15 e 18 anos conforme as escolha dos pais.Depois do casamento tinham de prestar obediencia aos maridos,as mais ricas ficam em um canto da casa chamada gineceu, as mais pobres tinham de trabalhar.Os marido tinham o direito de devolvelas em caso de adultério ou esteleridade.

Escravos:
    O direito grego considerava os escravos uma pessoa que tinha direito a proteção e a mercadoria.Eram vendidos em cidades de Atenas "cidades comerciais" até mesmo as famílias mais pobres tinham de ter pelo menos um escravo.As tarefas domésticas parecem ter sido uma das poucas atividades rejeitadas pelos cidadãos. O escravo urbano ocupava-se nas tarefas de produção domésticas. Buscava os gêneros
alimentares na propriedade senhorial ou comprava-os no mercado e preparava os alimentos. Fiar, tecer, e
confeccionar vestimentas eram outras importantes atividades, principalmente da escrava. Estas tarefas eram
dirigidas pela senhora da casa; não raro, o escravo ocupava-se, alternadamente, no trabalho doméstico urbano e na parcela agrária senhorial, se a distância permitisse.As grandes obras e as minas também eram trabalhos onde se exercia bastante o comerci de escravos.

Estrangeiros:
   Os estrangeiros residentes em Atenas dedicavam-se ao artesanato e ao comércio.As leis atenienses proibiam aos estrangeiros a compra de terras ou a participação no governo.Seu grupo era chamado de metecos.

Comentário Pessoal
Entendo que o periodo clássico na Grécia foi um périodo tanto revoltoso onde aconteceu muitos domínios de outros povos em outras terras.As mulheres também não tinham muita liberdade assim como os escravos e estrangeiros que não podiam comprar terras e participar do governo.O uso dos escravos era muito importante até as famílias pobres tinham de ter um.Era um tempo muito rigoroso.

Fonte: http://www.pt.wikipedia.org/ http://calle.no.sapo.pt/ideias/historia.html
Escrito:por Angelica da Silva Dias.

3 comentários:

  1. Angelica, precisa pesquisar em no mínimo duas fontes diferentes.
    Corrija os seguintes erros de digitação:
    1 - 2º parágrafo linha 3 - corrija para "... contra os persas ...";
    2 - 3º parágrafo 5º linha "...Batalha das Termópilas...";
    3 - ainda no 3º párágrafo, este pedaço não tem sentido: "...O general optou por recua Ática onde por desvem Atenas...". O que esta frase quer dizer? Acho que há um erro de digitação. Refaça, por favor;
    4 - no parágrafo referente às mulheres: " As mulheres em Atenas tinham menas liberdade do que em Esparta...". Não é "menas", mas sim MENOS;
    5 - Faltou também um comentário pessoal seu.
    AGUARDO ATÉ DIA 20/08 QUE VOCÊ CORRIJA O SOLICITADO.
    Por enqaunto sua nota nesta atividade é 1,5 (Lembre-se ela vale no máximo 2,0)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ok Angélica, você fez as correções na digitação. Acrescentou uma parte que chamou de comentário. Na realidade é um resumo, não um comentário.
    O comentário deve estar relacionado com a introdução (que não há nesta postagem). Na introdução apresentamos as dúvidas, curiosidades ou questionamentos que temos diante do tema. A sua postagem ficou sendo apenas uma seleção e resumo de informações de apenas UMA FONTE.
    Bem, com relação à nota, também errei na digitação. É realmente 1,5.

    ResponderExcluir